A banda surgiu em 1996 com apenas John Cooper e Ken Steorts. Com pouco tempo, Trey McClurkin se juntou como baterista temporário. A banda assinou com a Forefront Records e logo lançaram o álbum Skillet que foi bem aceito pelo público e logo iniciaram uma pequena turnê.
Em 1998, a banda lançou seu segundo álbum, Hey You, I Love Your Soul. A diferença entre este e o primeiro álbum está na dependência dos teclados.
Pouco antes da gravação do terceiro álbum, Invincible - lançado em 2000, Ken Steorts deixa a banda e Kevin Haaland assume o posto de guitarrista. Após o lançamento de Invincible, Trey McClurkin também deixa a banda e Lori Peters assume a bateria. No mesmo ano, a banda lança seu primeiro CD, Ardent Worship.
Mais uma vez, agora em 2001, o posto de guitarrista é mudado, assim, Ben Kasica assume o lugar de Kevin Haaland. Esse ano também é marcado pelo lançamento de Alien Youth, que foi muito bem aceito pelo público, levando o Skillet a sua primeira grande turnê pelos Estados Unidos.
Em 2003, pelo selo Ardent Records, a banda lança Collide, que chamou a atenção de Andy Krap, presidente da A&R da Lava Records e, em 2004, os direitos de Collide foram comprados pela Lava Records, uma divisão da Atlantic Records. Em maio de 2004, Collide foi relançado sob o selo da Lava Records, com uma faixa bônus: "Open Wounds". Citando Linkin Park e P.O.D. como algumas das influências musicais de Collide, John Cooper disse: "Bem, eu sou um compositor e ouço de tudo, mas filtro o que eu gosto e o que eu não gosto. Todas essas coisas tem tido uma influência sobre mim".
O álbum Collide trouxe a Skillet a sua primeira indicação do Grammy Awards de 2005 como "Melhor Álbum de Rock do Ano". Ele se tornou o álbum mais vendido até a data da premiação, com mais de 200.000 cópias, enquanto a banda fazia cerca de 200 apresentações em um ano - incluindo turnês com as bandas seculares Saliva, Shinedown, Finger Eleven, Three Days Grace, Breaking Benjamin e Seether.
O próximo álbum lançado foi Comatose, em 2006, com arranjos específicos e levando a banda a sua segunda indicação ao Grammy Awards de 2007 como "Melhor Álbum de Rock ou Rap do Ano" e à vitória na indicação ao GMA Dove Awards de 2008 na categoria de "Melhor Música de Rock do Ano" com a canção "Comatose".
Em 2007, Skillet lançou o Comatose Deluxe Edition CD/DVD e o EP The Older I Get EP.
Em janeiro de 2008, a baterista Lori Peters deixa banda para "escrever um novo capítulo em sua vida, agora longe da estrada" e a bateria é assumida por Jen Ledger. Em outubro de 2008, Skillet lançou Comatose Comes Alive, que foi gravado em um show no Tennessee (EUA) em abril de 2008.
Em agosto de 2009 é lançado o álbum Awake, que após 20 semanas já contabilizou 300.000 cópias vendidas. É um álbum com o estilo bem semelhante ao anterior, o Comatose. Suas duas faixas mais conhecidas, Hero e Monster foram lançadas anteriormente como singles, tendo alcançado altos índices de audiências nas rádios locais e foram colocadas no WWE Smackdown V.S RAW 2010.
Entre 2009 e 2010, a baterista e back volcalista Jen Ledger, recebe fama por maior baterista da América.
Em defesa aqueles que dizem que o integrante do Skillet não segue principios cristãos John Cooper disse: "Posso ter piercing, brinco e parecer um emo como dizem, mas nunca deixei de ser cristão por dentro, isso não interfere em nada o importante e oque você tem por dentro, isso o torna um verdadeiro cristão ou não". disse John Cooper em entrevista à Artisan News.
A música Awake and Alive fez parte da trilha sonora do filme Transformers 3: O Lado Oculto da Lua.
Turnês:
A banda realizou uma turnê no Outuno de 2007 com bandas já conhecidas do público, como Breaking Benjamin, Three Days Grace e Seether.[2] Além dessas bandas, abriram alguns shows de Flyleaf na turnê Justice & Mercy (2007) que foi cancelada devido alguns problemas vocais de Lacey Mosley, vocalista do Flyleaf.
A banda também se juntou a Ron Luce & Teen Mania Ministries para uma turnê, Acquire Fire Tour pelos Estados Unidos e Canadá.
Uma das turnês da banda ocorreu entre março e maio de 2008, com Thousand Foot Krutch abrindo os shows, na intitulada Comatose Tour. A banda participou de vários festivais, entre eles o SoulFest - evento com vários artistas, o Winter Jam Tour 2008 e California Mid State Fair 2008.
In fall of 2009, Skillet began touring with Hawk Nelson, Decyfer Down, and The Letter Black to promote Skillet's album Awake. The Awake & Alive Tour encompassed 52 cities from October through January.
No outono de 2009, Skillet iniciou uma turnê com Hawk Nelson, Decyfer Down, e The Letter Black, para promover o álbum Awake. A se turnê se chamava "Awake & Alive Tour" e eles se apresentaram em 52 cidades. A turnê durou de outubro até janeiro.
Fãs
De acordo com o ex-membro da banda, Ken Steorts, existem três tipos de fãs.
Skillethood: são aqueles fãs que não conhecem a banda muito bem;
Skilletfanz: são aqueles que conhecem a banda apenas por ouvir as músicas;
Panheads: são aqueles que chegam a viajar por 10 horas, que carregam banners e pintam seus carros para assistir a um show da banda.
Sem menosprezar os outros fãs, a banda declara que sempre haverá um lugar especial em seus corações para esses "Panheads".
Membros:
John Cooper - Vocal e Baixo (1996-presente)
Korey Cooper - Guitarra, Teclado, Sintetizador e Vocal (1999-presente)
Jen Ledger - Bateria e Vocal (2008-presente)
Seth Morrison - Guitarra (2011)
Discografia:
Álbuns de estúdio
Skillet (1996)
Hey You, I Love Your Soul (1998)
Invincible (2000)
Alien Youth (2001)
Collide (2003)
Comatose (2006)
Awake (2009)
Álbuns ao vivo
Ardent Worship (2000)
Comatose Comes Alive (2008)
EPs
Alien Youth: Limited Edition (2001)
The Older I Get (2007)
iTunes Session (2010)
Awake and Remixed (2011)
Outros
Skillet Piano Tribute (2008)
A String Tribute to Skillet (2010)
The Early Years (1996-2001) (2010)
Videografia:
DVD's
Alien Youth: The Unplugged Invasion (2002)
Comatose Comes Alive (2008)
Clipes
I Can
Saturn
Gasoline
More Faithful
Savior
Best Keep Secret
Alien Youth
Rebirthing
Hero
Monster
Whispers In The Dark
Looking for Angels
The Older I get
Awake and alive
Nenhum comentário:
Postar um comentário